Olá,
Hoje o mundo celebra o Dia de Doar, ação para promover a generosidade em dezenas de países, inclusive no Brasil. É o momento em que organizações da sociedade civil, como a Abraji, pedem doações para que as pessoas apoiem uma causa.
Por que nos apoiar?
A Abraji tem 18 anos e atua sob três pilares: aprimoramento profissional dos jornalistas, defesa do direito de acesso a informações públicas e defesa da liberdade de expressão. Faz parte do nosso DNA a luta por um jornalismo de qualidade e o fortalecimento da democracia.
O que a Abraji fez em 2020?
Formação continuada
Promovemos quatro cursos gratuitos. Foram 5.538 profissionais e estudantes treinados de todas as regiões do país, com mais de 100 horas-aula. Também realizamos cinco webinários com convidados nacionais e internacionais. Traduzimos manuais e reportagens. Colocamos no ar um dos maiores eventos de jornalismo da América Latina: a 15ª edição do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. Quem participou teve direito a assistir, de graça, a mais de 50 horas de minicursos, palestras e bastidores de investigações premiadas. Foram mais de 10 mil inscritos.
Monitoramento
Fazemos um acompanhamento diário de ataques à imprensa (violência, censura, agressões e assédio on-line). Produzimos relatórios para organizações internacionais sobre a situação dos jornalistas e os riscos à liberdade de imprensa no país. Avaliamos também avanços e retrocessos no cumprimento da Lei de Acesso à Informação.
Ferramentas e projetos
Trabalhamos com parceiros que ajudam os profissionais de imprensa a ler dados, fazer conexões entre empresas e agentes públicos e avançar e inovar nas apurações. Difundimos conceitos e técnicas da reportagem investigativa e damos orientações sobre segurança para jornalistas.
Como a sua doação pode nos ajudar a ir além?
Em 2021, precisamos fazer mais. Como uma associação sem fins lucrativos, a Abraji precisa de seu apoio. Cada doação conta para que possamos ampliar a oferta de cursos e projetos e aprofundar a discussão sobre as causas que apoiamos e sua importância para a democracia.